Curiosidades

A lenda do filtro dos sonhos

Boa noite pessoal, tudo bem?

Bom, esse fim de semana eu ganhei um filtro dos sonhos muito lindo! Quando meu irmão viu, me perguntou o que era e eu pensei que muitas pessoas devem ter um como enfeite mas não sabem ao certo sua história. Então vou falar um pouquinho sobre eles… Nos EUA (de onde vieram) são chamados de dream catchers e por lá quase todas as tribos indígenas tem esses objetos inseridos nas suas tradições. Para alguns povos, decifrar os sonhos era algo essencial em suas vidas e eles acreditavam que quando a noite caía, o ar se enchia de sonhos bons e ruins, tinham alguns pesadelos que poderiam conter mensagens importantes, mas também tinham sonhos com energias negativas que flutuavam a nossa volta mas não nos pertenciam. O filtro, que na verdade é uma grande teia, tem a função de separar os sonhos bons e importantes das energias ruins que podem nos fazer mal. De acordo com a tradição, o filtro dos sonhos deve ser pendurado sobre o berço dos bebês e sobre a cama das crianças, desta forma os sonhos bons sabem exatamente que caminhos devem seguir, passando pelo buraco central da teia, ao contrário dos sonhos e energias ruins que acabam se perdendo e ficando presos nos fios. Quando surgem os primeiros raios de sol os sonhos ruins desaparecem.

filtros

Existem várias lendas de como as teias dos filtros surgiram, mas esta é a mais contada:

Diz a lenda que uma aranha fiava sua teia bem próximo à cama da avó Nokomi, que todos os dias a observava. Dias depois o neto dela entrou no quarto, viu a aranha na teia, e resolveu matá-la com uma pedra, mas a avó não deixou. Mesmo tendo achado muito estranho, o garoto respeitou a vontade da avó. A idosa voltou a observar então o trabalho da aranha, enquanto o animal olhou para a velha mulher e disse: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso.Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios, porque esta teia servirá para capturar todos os maus sonhos e energias ruins e um pequeno furo no centro vai deixar os sonhos bons passarem e chegarem até você”.

Quando a Lua chegou, a aranha começou a tecer a teia mágica, observada pela avó que não escondia tamanha felicidade pelo presente. De tempo em tempo a aranha dizia para a senhora aprender, até que exausta a avó adormeceu. Ao surgirem os primeiros raios de sol no céu, a brisa trouxe penas de pombo, que ficaram presas a teia e um corvo que pousou ali também deixou uma longa pena pendurada. Entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria e a avó, feliz com tanta beleza, resolveu ensinar todos da tribo a fazerem os filtros de sonho e por décadas estes objetos vêm afastando pesadelos de muitas pessoas.

filtros3       filtros2

Também existem significados para as penas penduradas, dizem que quando a criança olha para a pena que balança com o vento, ele aprende a importância do ar, mas a pena também pode significar sabedoria ou coragem.

penas

Acho tudo muito mágico, espero que tenham gostado 🙂

Beijos,

Beel ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s